quarta-feira, 22 de julho de 2009

Não sentem!

O amor é uma cadeira. Uma cadeira. O que há numa cadeira que não necessite de alguém para existir? Tanto para ser produzida com para fazer sentido. E mesmo assim a cadeira o é. Concretamente, sem ninguém estar sentado nela. E sem ninguém inquirir sobre como ou quando foi produzida! Sem considerar a si mesma sobre essas mesmas circunstancias, eu espero.

É claro que há cadeiras e cadeiras. Pergunta-se muito sobre as de 1820 e, muito mais, ainda, sobre as cadeiras que ainda estão no papel, se preparando para serem famosas em cem ou duzentos anos. Assim também é o amor. Tristão e Isolda são velhos, mais velhos que Romeu e Julieta, que são, seguindo a banca, mais velhos que Estela e Jorge, assim, mais velhos que Lívia e Guma, mais velhos que Edward e Bella, mais velhos ainda que Jacob e Bella. Há amores e amores. Quando eu estou apaixonada ninguém escreve um livro sobre isso. Talvez eu devesse. Talvez não. Ninguém morreu por mim, ainda.

Mas os amores são como cadeiras, assim como a política. Porque o amor é concreto. O mesmo posso dizer da política. Não é preciso estudar sociologia para entender como surgiu, ou estar sentado nela para acreditar que existe. Ou até mesmo para usá-la. Até quando nos achamos livres está lá, em nossas relações sociais.

Alarmante é ver o quanto distanciamos a política do real motivo pelo qual foi criada. Organizar a vida, uma ferramenta social. Como martelos e facas. Canetas e apontadores. Não é como cigarros e analgésicos, ou sal, ou pimenta, mas como garfo e faca. Não se pode viciar em garfo e faca. Usar mais o martelo que o outro sem necessidade. Mas comida apimentada e gente com pulmão ferrado estão aí. Deve ser ferramenta. A política deve ser uma cadeira. A política deve ser o amor. E há políticas e políticas. A educação neste município é uma droga. Mas teve grupo de Jazz, ontem, no anfiteatro.

Fazer política com amor, e fazer os dois como cadeira.

Um comentário:

Livia R disse...

muitas outras coisas neste municipio são uma droga....mas teve maria rita na ilha!!!! at´eu me deixei levqr pelo encanto da dupla-pão e circo - ainda que essa seja uma cadeira quebrada!