sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O que há com as cebolas?

Porque as cebolas estão pequenas e mirradas? Fui ao supermercado esta tarde e notei esse fenômeno doméstico. Mas o fenômeno não é o fato de elas estarem feias, pequenas e pouco atraentes hoje. O fenômeno é que elas têm estado assim. Desde que fui fazer compras de cebolas no mês passado, quando eu quis inventar um molho de macarrão. Notei desta vez e me atentei hoje à tarde que elas continuam assim. Como não sei nada de cebolas ou sobre como deveriam ser normalmente, ao contrário de pouco desejáveis, resolvi pesquisar sobre elas. O que são cebolas? Para que nos servem? Como são cultivadas? O que as atrapalha?

O resultado dessa pesquisa foi muito interessante. Primeiro eu adicionei ao meu vocabulário as palavras; flavonóides, sulfóxidos de cisteína, compostos organosulfurados, antocianinas, bulbos, quercetinas, anticarcinogênicas. O que eu achei sinceramente muito divertido, porque não quero pôr nos meus filhos nomes bonitos como Paulo, Pedro, Sarah, Laura, e outros. Também porque cebolas passaram a ser, para mim, coisas interessantes de se homenagear…

Segundo, e mais importante resultado, foi que descobri que as cebolas são hortaliças. Hortaliça é tudo o que é vegetal, cultivado em horta e cujas partes, todas, são comestíveis. Vegetal é tudo o que é planta. O valor nutricional da cebola é sem igual, pois é nossa fonte de um mineral chamado selênio, este se em deficiência gera catarata, distrofia muscular, depressão, necrose do fígado, infertilidade, doenças cardíacas e câncer. E ainda tem o bônus de oferecer proteção contra doenças relacionadas ao envelhecimento. Então, louvemos as cebolas por passarem despercebidas e ter tanta influencia nutricional para nosso organismo. E mais.

Mais que agora sei sobre cebolas, é que elas precisam de certas características climáticas para a produção comercial de seus bulbos (a parte da gente, de fato, comer), e quando não são cultivadas nessas condições elas ficam como eu as notei no supermercado, pequenas, murchas e apodrecem rapidamente. Que condições são essas?

Para ficarem atraentes e convidativas as cebolas precisam de bastante exposição ao sol, algumas espécies necessitam de mais de quinze horas diárias, e temperaturas altas, em média de 15° e 25°. A umidade é a principal causadora do apodrecimento precoce, em qualquer fase do crescimento da planta. A temperatura muito baixa pode causar o florescimento precoce, o que faz com que os bulbos não se formem. Acredito que o amigo leitor ainda não tenha notado o problema que atingiu. O problema sobre cebolas.

Acontece que moro em Nova Friburgo, no interior do Estado do Rio de Janeiro. Um dos principais problemas sociais desta provinciana cidade no verão é o número de desabrigados. Desabrigados por causa das enchentes. Chuva! Chuva, meu caro amigo! Exatamente o que acaba com a produção de cebolas!

Assim, encontrei o problema. Por culpa do aumento de chuvas do verão, nós comemos cebolas ruins. Feias. Cebolas que não passaram batom e ou pentearam os cabelos antes de ir para as prateleiras, cebolas que não estão estonteantes e irresistíveis! E isso resolve mais uma questão doméstica sem importância que não afeta nossas vidas, mas que foi muito prazerosa de se responder! A propósito, o molho de macarrão daquela ocasião não deu certo. Ficou bonito, mas com gosto de cebola velha.

Esse é o primeiro texto escrito para o meu projeto! Que progeto?! O progeto que visa fazer de conhecimento de todos, os pequenos segredos. Quem sabe um dia consigamos ser todos deuses?

Nenhum comentário: