domingo, 23 de setembro de 2007

Canto III

Se leram uma dessas revistas que está passando por aí no mês de Setembro, com certeza, viram que estão, para facilitar as relações comerciais entre Brasil e Portugal, e outros países que falam a língua portuguesa, tentando tornar a mesma de mais fácil aprendizado.
Escolheram abolir traços como trema e o acento grave.
A questão basicamente é: Que diabos eles pensam que estão fazendo?

A língua portuguesa é patrimônio histórico desses países. O que estão fazendo é interferir no curso da história de forma arbitraria!
Se estivéssemos falando do Italiano, que foi construída a partir de um conselho como se fosse uma constituição, até que vai. Sentaram e criaram. Sentam e a modificam!

Mas o Português é diferente; vindo do latim vulgar ele tem características muito peculiares que devem ser respeitadas. Imaginem como seria estranho o som da palavra tranqüilo se não houvesse trema. Dir-se-ia algo como trankilo.

Eu não quero ser contra a economia. Mas pensem bem! Não fomos obrigados a aprender o maldito inglês com todas aquelas complicações e exceções?
Sim fomos. Ora! É uma língua que mal separação de sílaba tem!
Tombemos a Língua Português como patrimônio histórico no qual coisas poderão apenas ser acrescentadas e não apagadas como quem põe fogo num Jequitibá.

Há de se ter respeito à palavra. Ao som. Ao que ela representa. Não consigo aceitar que apaguem a língua portuguesa desta forma.

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente contigo, o português não deve ser mudado. (desculpe pela opinião vaga)

Lupos, Canis disse...

milady há de se concordar com cada palavra dita ^^
mas não me saias por ai a tacar fogo nos "homens do poder", por que isso é feio
uhauahauahuahuahauha

^^ sabias palavras ... sabias palavras!

Lupos, Canis disse...

resposta a teu comentario^^

Tendo eu ao meu lado uma ave com o dom de renascer todos os dia ainda mais bela que antes, como haveria de caber espaço em meu peito para dor??
Nem sempre o poeta fala de si, algumas vezes nossa alma nos obriga a expor aquilo que absorvemos de outrem, eis então a dita sensibilidade poetica^^
milady^^ a ti deixo um lindo sorriso