quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Canto IX

Durante todos os tempos em que consigo ouvir conversas sobre o governo e coisas mais, penso no porque diabos isso ainda é discutido.

É claro que nem todos vão pensar como eu, é verdade...

Por mais que a história não me dê o aval, o início do surgimento das lideranças no mundo não teve um objetivo tão nobre, o motivo pelo qual escolhemos governantes é para que cuidem da sociedade. Claro! Isso todo mundo sabe...
Escolhemos um, porque não dá pra fazer assembleias gerais todos os dias.
Cuidar da sociedade, por favor, é fazer com que os direitos de todos sejam garantidos, que todos tenham direito a educação de qualidade, que todos possam ir ao médico, que todos possam... ah! Viver!
Alguém concorda comigo?
A economia comercial se encaixa nessa história, para justamente conseguir o capital necessário para garantir à população todos esses bem. O resultado das vendas, subtraído das compras, tem que ser um resultado positivo.
Ok! Até eu acho que ainda esteja certa.
A questão é que essas compras e vendas, não são feitas pelos governos dos estados, e cidades, ou mesmo o governo federal. É feita por empresários, que tem terras, industrias e etc... Contínuo correta?
Então para o Estado resta para fazer benfeitorias para o povo, que não é mais do que é pago para fazer, é o dinheiro arrecadado pelos impostos.
Nós pagamos muitos impostos. Muitos mesmo.
Então está. Se o dinheiro que é resultado do comércio, vai para mão dos empresários e proprietários de terras, e o dinheiro que fica para o Estado é o dinheiro dos impostos...O estado não devia se preocupar estritamente em usar o orçamento para desenvolver as instituições do Estado que servem para atender a população?
Existem muitas escolar que ainda não existem! Muitas escolas que são uma grande porcaria quanto ao ensino. Paga-se muito mal os professores. Mandam os médicos e servidores públicos se danar todo o mês quando recebem seus salários e veem que não é o suficiente!Eu posso estar muito errada com isso, muito desenformada!Muito mesmo. Mas será que isto tudo não está errado?
O que nós que somos povo deste Estado podemos fazer para mudar isso? Votar. Correto? E nós estamos votando. Para presidente escolhemos o Lula que, eu acredito, está tentando. Em quem nós votamos para vereadores, deputados, senadores, em fim, legisladores? Muitos de nós não vai se lembrar! Basta saber quem é o presidente, e as ideias dele.
O que acontece é que se você vota num presidente, tem de votar num legislador que concorde com ele! Porque, caso contrário esse presidente terá tudo o que tentar fazer vetado, e terá de comprar o voto dos outros para conseguir fazer alguma coisa.
Ponto. Só quis destacar isso.

( Brena Bela)

Um comentário:

Livia R disse...

política tirando o sono de mais gente... isso ainda há de se tornar uma reevolução digital, ao menos